27 e 28 de Setembro 2019

Desde o I Encontro Nacional de Pesquisa e Ativismo sobre Aborto – ENPAA, em 2017, foram vários os avanços sociais no Brasil e na América Latina, na luta por um acesso digno à saúde reprodutiva e seguro ao aborto. 

A Maré Verde, iniciada na Argentina, o envolvimento social no caso de Rebeca Mendes e nas mobilizações durante as audiências da ADPF 442, no Brasil, são alguns destes exemplo. Porém, a ofensiva neofascista e misógina, na e à região, tem protagonizam ataques violentos às conquistas e demandas das mulheres nos campos da justiça social e reprodutiva.

No seguimento da proposta da primeira edição do evento, é urgente a  necessidade de pensar o panorama do aborto no Brasil, considerando as conjunturas políticas, e ameaças às mulheres nos campos da saúde, educação e direito, bem como fortalecer as redes de pesquisadoras, ativistas, representantes políticas e militantes que cotidianamente estão na mira das acusações e ataques conservadores.

Assim, convidamos novamente as mulheres brasileiras, com a proposta de que façamos a segunda edição do Encontro como um espaço de fortalecimento, conexão e o diálogo entre movimentos feministas, estudantes, pesquisadoras, ativistas e profissionais a fim de ampliar os debates sobre as continuidades e descontinuidades que se apresentam, assim como novas possibilidades de pesquisa e de atuação profissional e política.  

Nesse momento entendemos a importância de que tenhamos cuidado e parcimônia na divulgação da proposta, haja vista que diante da onda de ódio que assola o país, podemos ser alvo de ataques morais, psicológicos, físicos e políticos. Assim, pedimos que divulguem a chamada do encontro em suas redes de articulação e mobilização política, acadêmica, feminista, preservando a segurança das mulheres envolvidas nessa construção e daquelas que estarão conosco partilhando desse encontro nos dias 27 e 28 de setembro na cidade de Belo Horizonte. 

As inscrições para o II Encontro Nacional de Pesquisa e Ativismo Sobre Aborto, ENPAA, estão abertas entre o dia 15 de junho e 15 de agosto!

O dinheiro arrecadado irá cobrir as despesas do evento, como materiais, coffee break, passagem e hospedagens das  palestrantes.

Será oferecida hospedagem solidária para as mulheres de fora de Belo Horizonte e no formulário encontrarão perguntas sobre essa necessidade.

Em caso de dúvidas, podem entrar em contato pela plataforma  Even3 (aqui) ou enviar e-mail para inscricaoenpaa2019@gmail.com

Aguardamos todas em Belo Horizonte!